Notícias / Artigos


14/06/2015
O que perguntar para contratar as melhores pessoas - Perguntas padrão não funcionam para maioria das organizações, afirma especialista

Procure por “perguntas de entrevista de emprego” no Google e você encontrará aproximadamente 414.000 resultados. É fácil achar modelos prontos de entrevistas e listas com indicações de perguntas, mas encontrar questões realmente relevantes para entrevistar um candidato é uma tarefa um pouco mais complicada. 

“Em 30 anos de experiências com entrevistas em ambientes com culturas de startups, eu percebi que a maioria das perguntas padrão de entrevistas são inúteis”, afirma o autor Thomas Koulopoulos. Especialista em inovação, Koulopoulos explica que as principais diretrizes de entrevistas foram desenvolvidas por empresas grandes, e não se adequam a todas as realidades.

Enquanto conformidade, qualificações padronizadas e estabilidade tendem a funcionar para ambientes grandes, esse perfil de candidato não é bem-vindo em iniciativas empreendedoras, onde a equipe precisa crescer com a organização, encontrar suas próprias oportunidades e questionar o senso comum.

Koulopoulos ainda aponta que qualquer pessoa pode ensaiar as repostas para as perguntas padrão e responder exatamente aquilo que o empregador deseja escutar, por isso é preciso ir além e apostar em questões mais profundas. "A coisa mais importante que quero entender quando contrato alguém são as suas motivações. A chave para contratar as pessoas certas é procurar as características básicas que representam seus propósitos, suas formas de lidar com o fracasso e sucesso", afirma. O especialista sugere seis perguntas para conhecer um candidato a fundo e descobrir se ele é ideal para uma vaga, confira:

1. "Você é motivado pela vontade de ser bem sucedido ou pelo medo de fracassar?"

Segundo Koulopoulos, não há uma resposta certa para essa questão. Seu intuito é saber o que motiva alguém a trabalhar duro, lembrando sempre que a ambição pode se manifestar de diferentes formas. 

2. "Por que você é bem sucedido?"

"Pessoas bem sucedidas refletem muito a respeito do que fazem e do porquê. Elas sempre possuem uma resposta definitiva para porque são bem sucedidas. Eles também têm uma profunda necessidade de sucesso que sempre ofusca os seus medos", explica o especialista. 

3. "Se hoje fosse seu último dia na Terra, o que te deixaria mais arrependido por não ter realizado?"

"Arrependimentos são companheiros horríveis. Eu descobri que as pessoas que vivem com uma forte consciência do precisam conquistar são criativas e inventivas; sim, elas são exatamente quem eu quero na minha equipe", afirma Koulopoulos. 

4. "Em que você se parece ou se diferencia da pessoa que era quando tinha 12 anos de idade?"

Para conhecer uma pessoa é preciso saber sua história. E segundo Koulopoulos, essa pergunta pode dizer mais sobre a pessoa com quem você está conversando do que qualquer outra. "Não ria dessa pergunta, acredite nela. Pode demorar um pouco, mas vale a pena", o autor conta.

5. “Nomeie alguém que está vivo hoje, que eu conheceria e que você considera ser excepcionalmente inteligente. Como você avaliaria a sua inteligência em relação à desta pessoa?"

Essa é uma pergunta de duas partes e é preciso esperar pela primeira resposta antes de seguir para a próxima. O objetivo é simples: saber quem o candidato admira e como ele se compara com aquela pessoa. “Isso vai lhe dizer muito sobre como alguém mede sua própria inteligência e os valores”, Koulopoulos explica. 

6. "Quando você fica mais feliz?"

Talvez você precise sondar um pouco antes de fazer essa pergunta para vinculá-la a um exemplo específico. "Contenha os julgamentos. É fácil julgar alguém porque o que o faz feliz não é o que te faz feliz. O que importa é receber uma resposta que você sinta que é autêntica, e que esteja de acordo com a cultura de sua organização" adverte o especialista. 

Para concluir, Thomas Koulopoulos alerta que o sucesso depende também de como a equipe perfeita é liderada. “Se você quer uma tripulação de grandes empreendedores que podem traçar uma rota para o crescimento e a inovação, você precisa estar pronto para ser o capitão desse navio”, afirma.  

Fonte: Administradores.com

 

 





© 2014 Silva Castilhos Consultoria Empresarial.
Todos os direitos reservados

Telefone: (51) 8459.4501
contato@silvacastilhos.com.br